A catolicidade da Igreja

24/09/2011 17:33

A catolicidade da Igreja

 

Origem do conceito:

Já o Credo apostólico contém a expressão “Creio na Santa Igreja Católica”.

O conceito “católico” vem da língua grega (katà holón) e significa estendido sobre todas as partes (do mundo), isto é, sua universalidade.

 

Explicação do conceito:

  • Catolicidade significa unicidade da Igreja verdadeira, de sorte que todas as Igrejas locais, tendo a verdadeira fé e o afeto à unidade, formam a única Igreja de Jesus Cristo.
  • Significa, então, a universalidade da Igreja em sua extensão territorial

      - seja sob o ponto de vista de sua missão de evangelizar todos os povos e sua força de engendrar santos em todas as culturas (Mt 28,19: “Ide ao mundo todo, ensinai a todos”);

      - seja o fato da sua presença histórica, realmente penetrando em todas as realidades da história.

  • “Católico” significa dirigido a todas as pessoas, sem distinção de raça, de cultura, de nacionalidade ou de situação social.
  • A catolicidade significa que a doutrina desta Igreja contém todas as verdades de salvação pregadas por Jesus e presentes nas Sagradas Escrituras e todos os meios de salvação oferecidos: a fé, os sacramentos, comunidade de amor e esperança (Ef 4,5-6: “Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos”).
  • A catolicidade da Igreja abrange toda a história, até o fim: “Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28,19).

 

Resumo:

A denominação “católico” foi sempre usada para indicar o dinamismo universal inerente à Igreja e sua difusão de fato, de modo crescente, em todas as partes, embora permanecendo sempre a mesma Igreja: única, indivisível, fundada por Jesus e aberta à aventura do encontro com sempre novas realidades humanas e históricas.

 

Mt 28,18-20: 18Jesus, aproximando-se deles, falou: “Toda autoridade sobre o céu e sobre a terra me foi entregue. 19Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo 20e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”

At 2,6-7: 6Cada qual os ouvia falar em seu próprio idioma. 7Estupefatos e surpresos, diziam: Não são acaso galileus todos esses que estão falando? Como é, pois, que os ouvimos falar cada um de nós no próprio idioma em que nascemos?