Registro

Retiro de Janeiro /2016

Teve lugar no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio de Janeiro, de 4 a 9 de janeiro de 2016, o retiro para Religiosas e demais pessoas Consagradas. Orientado, por D. Karl Josef Romer, reuniu 70 religiosas de 15 diferentes Congregações.

Seguem abaixo algumas gravações das conferências:

Retiro 2016 1 - Eu te escolhi (Dt 7,1-8).mp3 (6442208)
Retiro 2016 2 - Conduzidos pela mão do Pai (Dt 1,31).mp3 (7696016)
Retiro 2016 4 - A vocação geral e a vocação específica.mp3 (7311392)
Retiro 2016 7 - Tobias e o anjo Rafael.mp3 (6405200)
Retiro 2016 Abertura - Permanecer com Jesus Cristo.mp3 (3576176)
 

 

 

 

Retiro de janeiro / 2014

De 3 a 11 de janeiro de 2014 realizou-se o retiro para Religiosas e demais pessoas Consagradas, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré. Contando com a presença de mais de 80 religiosas, foi um tempo de intensa meditação, oração e adoração.

Retiro do Tríduo Sacro 2014

 

De 16 a 20 de abril de 2014 realizou-se, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré (Rio de Janeiro), o Tríduo Sacro em Retiro, orientado por D. Karl Josef Romer. O retiro iniciou-se com o jantar do dia 16, quarta-feira da Semana Santa e foi concluído com a Santa Missa na manhã do Domingo da Ressurreição. Participaram 83 religiosas de 21 congregações, 2 institutos seculares e uma associação de vida consagrada. As meditações versaram sobre temas diretamente ligados ao dia litúrgico e culminaram sempre na celebração litúrgica correspondente. A vivência em retiro deste tempo, ápice do centro litúrgico, possibilitou a todas as participantes o aprofundamento dos temas centrais de sua fé.

Ouça algumas das palestras pronunciadas no Retiro:

Quarta-feira santa 2014.mp3 (4619024)

Vigília pascal 2014 - homilia.mp3 (1121984)

Domingo da Páscoa 2014 - homilia.mp3 (1179728)

 

 

 

Retiro do Tríduo Sacro 2013

 

Como em anos anteriores e a pedido de muitas Irmãs, também neste ano de 2013 teve lugar o retiro espiritual durante o Tríduo Sacro, pregado por Dom Karl Josef Romer. Tal projeto, que é feito em acordo com D. Roberto Lopes, OSB, Vigário Episcopal para a Vida Consagrada, tem a bênção de S. Ex.cia, Dom Orani J. Tempesta, Arcebispo desta Arquidiocese. O retiro visa a vivência, em clima de recolhimento e oração, do ápice do ano litúrgico, representado pelos dias que a Igreja dedica de modo especial à celebração anual da paixão, morte e ressurreição do Senhor. As Irmãs que dele têm participado são testemunhas do grande bem espiritual que pode provir desta experiência.

Aberto às Religiosas, inclusive noviças, postulantes e candidatas, assim como às demais pessoas consagradas, foi realizado no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, iniciando-se no dia 27 de março (quarta-feira), com o jantar (às 18h30min), e concluindo-se com a Missa da manhã no domingo de Páscoa (31 de março).

Dele participaram 101 irmãs, de 21 congregações religiosas, 1 instituto secular e 1 associação de vida consagrada. Foram também acolhidas, com grande satisfação, algumas senhora leigas ligadas ao apostolado de institutos religiosos.

Todo o clima do retiro, de silêncio e recolhimento, bem como a alegria que todas as participantes manifestaram ao final do mesmo refletem a experiência de Deus que cada uma pôde ter durante estes dias abençoados. A Deus a nossa ação de graças!

 

 

Curso-Experiência de Espiritualidade 2013

Realizou-se, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré (Rio), de 3 a 15 de janeiro, o Curso-Experiência de Espiritualidade. Dedidado à formação espiritual da vida consagrada feminina: membros de Institutos Religiosos, Institutos Seculares, Institutos de Vida Apostóllica, Ordem das Virgens, foi ministrado por D. Karl Josef Romer. Seu objetivo foi oferecer os elementos fundamentais da vida de consagração a Deus, considerando a mensagem da Sagrada Escritura, as ricas experiências existentes na história da Igreja, de modo a que cada participante pudesse confrontar-se com os apelos da Graça, considerada sua vida própria, seu Instituto, na complexidade do tempo atual.

Cada dia contou, além das celebrações litúrgicas, com três conferências, seguidas de tempos fortes de oração pessoal e de encontros entre as Irmãs do mesmo Instituto. Os últimos dias do Curso, a partir de 11 de janeiro à noite, foram dedicados a um retiro silencioso. Participaram do Curso e do Retiro final cerca de 60 religiosas e outras pessoas consagradas, de diversas Congregações e Institutos.

 

Ao final do Curso-Experiência, as participantes agradeceram a D. Romer pela riqueza espiritual que durante estes dias experimentaram.

As Irmãs prepararam um vídeo com alguns momentos do Curso.

 

Ir. Maria da Penha (Pequenas Missionárias de Maria Imaculada) dirigiu a D. Romer, em nome de todas, as palavras que são transcritas a seguir e que retomam alguns temas das conferências proferidas.

 

 

Caríssimo Dom Romer,

 

Há certos exageros que são sagrados e todas hão de convir comigo que o senhor é  bastante exagerado. Exagerado na delicadeza, no jeito singular de amar e servir o próximo, na simplicidade na pureza...

Seu perfume está sendo derramado todo, por isso sua personalidade é radiosa. Seu jeito apaixonado de falar de Jesus nos faz crer que o senhor é uma harpa tocada pela mão do criador e uma flauta através da qual passa o sopro de Deus.

Quanta gentileza a fluir de seu ser, a perpassar sua voz, seu olhar, seu falar, seu calar! É no Homem incomensurável que o senhor é incomensurável. É por causa de Jesus que o senhor teima em crer que debaixo da terra que é cada uma de nós há poesias, há fontes.

Dom Romer, o senhor, com suas palavras cheias de sabedoria e luz, alcançou nossa profundeza e lá chegando, o senhor rezou invocando o sol.

Suas pregações a um tempo nos inquietaram e foram óleo se derramando sobre feridas. O senhor é um servidor abrasado, uma alma cândida, parece que feito só de luz, de ternura e de compaixão.

Em sua vida prática e mística se misturam, por isso o seu ir é com divina prudência, e com divina coragem. Como Abraão, homem do silêncio e dos gestos, o senhor passa construindo altares e sendo mestre da vida espiritual.

Desculpe-nos terminar nosso retiro pedindo, mas continue a iluminar e guardar cada uma de nós como um pastor que tem amor, para que nunca nos esqueçamos do “Eu vos escolhi” de Deus.

O senhor é uma fonte de bênção. Um pouco de Abraão o senhor é. Obrigada por tudo e por viver em Cristo e se gastar pela causa dele.

 

Ir. Maria da Penha, PMMI